terça-feira, 30 de outubro de 2007

FRASES PARA REFLEXÃO

As circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos os responsáveis por nós mesmos!
KK

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

REFLETINDO...

Ando meio distante do blog que recém criei. É excesso de trabalho! Falo isso com satisfação! Nem imaginam os meus colegas de profissão o quanto tenho aprendido nesse ano de 2007. Eu que achava que sabia alguma coisa...
Estamos sempre aprendendo né?
Sempre adorei as aulas de filosofia do magistério ou da faculdade, pois ali nos obrigávamos a deixar a correria do dia a dia e parar pra refletir. Tenho feito muito isso na escola em que estou este ano e cada vez mais percebo que sem reflexão de nossa prática e das ações em prol da educação ficamos estáticos.
Preciso do ar que se respira nas "boas escolas", porque das más eu já conheço e nelas não se consegue respirar direito. Serviram-me apenas de exemplo do que "não" deve ser feito no campo da educação. Por essas escolas, infelizmente, muitos de nós já passamos um dia. É válido, enquanto experiência, aliás, tudo é válido, tudo é pesquisa, sem querer mas é, pra tirarmos lições daquilo que não deu certo.
O fato é que me sinto muito feliz onde estou e no trabalho que faço, mesmo que saia sempre com a sensação de que o dia devesse ser maior pra fazer mais coisas. Sou exigente??? Sim! Mas se não o fosse não seria EU !

quarta-feira, 24 de outubro de 2007


Por Jan Hunt, Psicóloga Diretora do "The Natural Child Project"

Imagine por um instante que você está visitando um viveiro de plantas. Você percebe uma agitação lá fora e vai investigar. Você encontra um jovem assistente lutando contra uma roseira. Ele está tentado forçar as pétalas da rosa a se abrirem, e resmunga insatisfeito. Você lhe pergunta o quê está fazendo e ele explica: "meu chefe quer que todas essas rosas floresçam essa semana, então na semana passada eu cortei todas as precoces e hoje estou abrindo as atrasadas". Você protesta dizendo que cada rosa floresce a seu tempo, é absurdo tentar retardar ou apressar isso. Não importa quando a rosa vai desabrochar - uma rosa sempre desabrocha no momento mais oportuno para ela. Você olha novamente a rosa e percebe que ela está murchando, mas quando você o alerta, ele responde: "Ah, isso é mau, ela tem disdesabrochamento congênito. Vamos ter que chamar um especialista". Você diz: "Não, não! Foi você quem fez a rosa murchar! Você só precisaria satisfazer as exigências de água e luz da planta e deixar o resto por conta da natureza!" Você mal consegue acreditar no que está acontecendo. Por quê o chefe dele é tão mal informado e tem expectativas tão irreais em relação às rosas?Essa cena nunca teria se passado em um viveiro, é claro, mas acontece todos os dias em nossas escolas. Professores pressionados por seus chefes seguem calendários oficiais que exigem que todas as crianças aprendam no mesmo ritmo e do mesmo jeito. No entanto as crianças não diferem das rosas em seu desenvolvimento: elas nascem com a capacidade e o desejo de aprender, e aprendem em ritmos diferentes e de modos diferentes. Se formos capazes de satisfazer suas necessidades, proporcionar um ambiente seguro e propício e evitar nos intrometer com dúvidas, ansiedades e calendários arbitrários, aí então - como as rosas - as crianças irão desabrochar cada uma a seu tempo.

ORIENTADORES EDUCACIONAIS - LEGISLAÇÃO


LEGISLAÇÃO
Provimento do Exercício: Lei nº 5564 de 21 de dezembro de 1968. Prevê sobre o exercício da Profissão de Orientador Educacional.

Regulamentação da Profissão de Orientador Educacional – Decreto nº 72.846 de 26 de setembro de 1973.

Regulamenta a Lei nº 5564 de 21 de dezembro de 1968, que provê sobre o exercício da profissão de Orientador Educacional. (D.O. de 27.9.1973) – (Revista Prospectiva nº 1 , p.33)ACOMPANHAMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR. LDB – Lei nº 9394/96Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Formação do Orientador Educacional, Art. 64 – evidencia apenas a formação do Orientador Educacional que será feita em cursos de graduação em Pedagogia ou em nível de pós-graduação.Lei na íntegra, através do site do MEC: www.portal.mec.gov.br

· Resolução nº 3 – 08/10/97 – Conselho Nacional de Educação – Fixa as diretrizes para o novo Plano de carreira do Magistério.A Orientação Educacional aparece como suporte pedagógico e integra o Plano de carreira do Magistério.Lei estadual complementar 11.390 de 25 de novembro de 1999Regulamenta as férias dos Especialistas em Educação. 2º Para o pessoal docente e Especialistas de Educação em exercício nas unidades escolares do Sistema Estadual de Ensino, o período de férias será de 45 (quarenta e cinco) dias, durante as férias escolares...

· Código de Ética dos Orientadores Educacionais



Olá colegas!
Começo esse blog com intenção de auxiliar educadores e estudantes, enfim, colegas de profissão da área da Pedagogia, especialmente Orientadores Educacionais, fornecendo algumas dicas, trocando idéias, pedindo opiniões, fornecendo textos e aceitando sugestões daqueles que, como eu, AMAM O QUE FAZEM!

kkCosta

sábado, 20 de outubro de 2007

POEMA LINDO DE FLORBELA

"O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que nem eu mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessoa; sou antes uma exaltada, com alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade... sei lá de quê ! "
Florbela Espanca

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

"GRANDE MÁRIO QUINTANA"

O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente.
Mário Quintana

O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso.
Mário Quintana

O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.
Mário Quintana

O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...
Mário Quintana

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.
Mário Quintana

Qualquer ideia que te agrade,Por isso mesmo... é tua.O autor nada mais fez que vestir a verdadeQue dentro em ti se achava inteiramente nua...
Mário Quintana

SOMOS UM TODO

Oi amigos!
Muitas vezes vou colocar aqui pensamentos de autores a quem nutro profunda admiração ou mesmo apenas gosto de um ou outro pensamento. Parece uma mistureba, né?Na verdade é! As coisas que fazemos tem que ter a nossa cara e acho que ninguém é só "o profissional" ou só "a dona de casa". Não somos separados em compartimentos, somos um todo, sofrendo influência de tudo o que já vivemos ou estamos vivendo. Portanto, vou fazendo meus relatos sem muitas regras afinal sou mãe, orientadora educacional, profe, irmã, amiga, tia...

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Eu sou feita de Sonhos interrompidos detalhes despercebidos amores mal resolvidos
Sou feita de Choros sem ter razão pessoas no coração atos por impulsão
Sinto falta deLugares que não conheci experiências que não vivi momentos que já esqueci
Eu souAmor e carinho constante distraída até o bastante não paro por instante
Já tive noites mal dormidas perdi pessoas muito queridas cumpri coisas não-prometidas
Muitas vezes euDesisti sem mesmo tentar pensei em fugir para não enfrentar sorri para não chorar
Eu sinto pelasCoisas que não mudei amizades que não cultivei aqueles que eu julguei coisas que eu falei
Tenho saudadeDe pessoas que fui conhecendo lembranças que fui esquecendo amigos que acabei perdendo
Mas continuo vivendo e aprendendo.
Martha Medeiros

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

SER PROFESSOR:

Ser professor é, sem dúvida, uma tarefa árdua, principalmente nos dias de hoje.
Nessa profissão, recebemos salários indignos em relação ao tamanho da responsabilidade que temos.
Não somos mais vistos pela grande maioria das pessoas como tão importantes, nem possuímos mais o status de "detentores do saber", como antes, porém a responsabilidade e as tarefas que temos sobre os nossos ombros aumentaram conforme as famílias foram se desmembrando.
Não pedimos pra ser, mas muitas vezes somos : pais, amigos, médicos, psicólogos, assistentes sociais, etc., de nossos alunos.
As tarefas são muitas, colega! O dinheiro é pouco, sabemos, mas isso não justifica pouco trabalho, pouco empenho, baixa qualidade.
Temos que ser o que escolhemos ser, da melhor forma possível, ou tentemos outra carreira.
Nada mais triste do que alguém passar a vida fazendo o que não gosta. Sempre há opções!
Para aqueles que, embora conheçam todos os percalços da profissão e mesmo assim AMAM e NÃO DESISTEM : " Realmente, MEUS PARABÉNS!!!!!!!!! "
KK COSTA

O PROFESSOR !


O PROFESSOR SEMPRE ESTÁ ERRADO



Quando...É jovem, não tem experiência.É velho, está superado.Não tem automóvel, é um coitado.Tem automóvel, chora de "barriga cheia".Fala em voz alta, vive gritando.Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta às aulas, é um "Caxias".Precisa faltar, é "turista"Conversa com outros professores, está "malhando" os alunos.Não conversa, é um desligado.Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.Não brinca com a turma, é um chato.Chama à atenção, é um grosso.Não chama à atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.A prova é curta, tira as chances dos alunos.Escreve muito, não explica.Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.Exige, é rude.Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.O aluno é aprovado, "deu mole".
É, o professor está sempre errado mas,se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!



Fonte: Revista do professor de Matemática 36, 1988

ORAÇÃO DO PROFESSOR

Oração do Professor
Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,Dai-me esta graça que vem do amor.Mas, antes do ensinar, Senhor,Dai-me o dom de aprender.Aprender a ensinarAprender o amor de ensinar.Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor. De aprender sempre.Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilheQue o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.Que meus conhecimentos não produzam orgulho,Mas cresçam e se abasteçam da humildade.Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,Mas animem as faces de quem procura a luz.Que a minha voz nunca assuste,Mas seja a pregação da esperança.Que eu aprenda que quem não me entendePrecisa ainda mais de mim,E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,Para que eu possa trazer o novo, a esperança,E não ser um perpetuador das desilusões.Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprenderDeixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.
Antonio Pedro Schlindwein

domingo, 14 de outubro de 2007

CAMINHO

"Não tenho um caminho novo, apenas um jeito novo de caminhar!"

Obs:. Sempre mudando, aprendendo, novas alternativas...he he he!

sábado, 13 de outubro de 2007

A CONSTRUÇÃO!


COLEGAS:

Não reparem, nunca fiz um blog, então haverá acertos e erros, como quem começa a caminhar. Prometo, vou melhorando...

Este espaço está no início, não reparem...aliás: "O que é que não está em construção em nós??????? Sendo assim, após o pontapé inicial, estaremos em "CONSTANTE CONSTRUÇÃO"!!!!

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

COMO SURGIU O "DIA DAS CRIANÇAS"

Como surgiu o Dia da Criança

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.
Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!Dia Universal da Criança.Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois, nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças.
Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

DIA DO PROFESSOR!

" Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai sua influência. "
Henry B. Adams

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

DESCANSO MERECIDO

Oi Colegas!

Aproveitem o feriadão pra descansar, passear, enfim, se divertir pois na próxima semana estaremos todos retornando ao trabalho, defrontando-nos com as mesmas situações de nosso dia a dia. Recarreguem as baterias e vamos à luta pela educação com a mesma dedicação de sempre, mais cansados sim pelo aproximar-se do fim do ano, mas com o mesmo empenho. Nossa profissão, embora não bem remunerada nem tão reconhecida por todos, é essencial ao mundo, pois sem ela, nenhum outro profissional existiria!!!