quinta-feira, 29 de novembro de 2007


É PRECISO NÃO ESQUECER NADA
É preciso não esquecer nada: nem a torneira aberta nem o fogo aceso, nem o sorriso para os infelizes nem a oração de cada instante.
É preciso não esquecer de ver a nova borboleta nem o céu de sempre.
O que é preciso é esquecer o nosso rosto, o nosso nome, o som da nossa voz, o ritmo do nosso pulso.
O que é preciso esquecer é o dia carregado de atos, a idéia de recompensa e de glória.
O que é preciso é ser como se já não fôssemos, vigiados pelos próprios olhos severos conosco, pois o resto não nos pertence.

Cecília Meireles



TRADUZIR-SE
Ferreira Gullar

Uma parte de mim é todo mundo: outra parte é ninguém: fundo sem fundo.
Uma parte de mim é multidão: outra parte estranheza e solidão.
Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira.
Uma parte de mim almoça e janta: outra parte se espanta.
Uma parte de mim é permanente: outra parte se sabe de repente.
Uma parte de mim é só vertigem: outra parte, linguagem.
Traduzir uma parte na outra parte_ que é uma questão de vida ou morte _será arte?

quarta-feira, 28 de novembro de 2007


Foram tantos amigos e pessoas importantes!!!
Amigas Simone e Letícia!

Uma parte da família! Meu papai!!!


Que bom receber os amigos no meu aniver!
Adri, Douglas e Eu

Aniversário

Meu aniversário chegou e passou, como tudo na vida, cada momento é muito rápido. Confesso que não refleti muito sobre "estar na terra por mais um ano". Culpa do tempo, ou melhor "da falta de tempo" para parar pra pensar!
Ganhei um ano a mais de experiência e perdi um ano se não soube me modificar e fazer coisas boas. De acordo com essa ótica, "perdi oportunidades de fazer mais", mas vamos lá...com tudo se aprende! ( acho que esse tá virando meu lema) O importante é descobrir a cada ano, como se tem amigos que nem se suspeitava, isso eu descubro a cada dia, assim como alguns ficam pelo caminho...mas isso já é outra história!
kk

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Tão próximo...

Está chegando o dia do meu niver.Que complexo isso!
Encarar mais um ano de vida ou um a menos?
Acho que o tempo está correndo e a idade chegando, cada vez mais, mas há muita coisa por fazer. Estou recém aprendendo...vivendo e aprendendo!!!
kk

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

INCLUSÃO


CUIDADOS DIFERENTES PARA CADA DEFICIÊNCIA

Na educação inclusiva não se espera que a pessoa com deficiência se adapte à escola, mas que esta se transforme de forma a possibilitar a inserção daquela. Para isso, algumas orientações são úteis. As que estão a seguir mesclam informações do kit Escola Viva, criado pelo MEC em conjunto com a associação Sorri Brasil, com indicações elaboradas pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. Vale lembrar que os serviços de apoio não substituem o professor da escola regular.

(Auditiva)

Sempre fale de frente. A escola precisa providenciar um instrutor para a criança que não conhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras), mas cujos pais tenham optado pelo uso dessa forma de comunicação. Esse profissional deve estar disponível para ensinar os professores e as demais crianças. O ideal é ter também fonoaudiólogos disponíveis.
Sugestões:1- Consiga junto ao médico do estudante informações sobre o funcionamento e a potência do aparelho auditivo que ele usa.2- Garanta que ele possa ver, do lugar onde estiver sentado, seus lábios. Ou seja, nunca fale de costas para a classe.3- Solicite que o estudante repita suas instruções para se certificar de que a proposta foi compreendida.4- Use representações gráficas para introduzir conceitos novos.5- Oriente o restante da classe a falar sempre de frente para o deficiente.

(Visual)

Material específico. A escola deve solicitar à mantenedora o material didático necessário — regletes (régua para escrever em braille) e soroban —, além da presença de um profissional para ensinar a criança cega, os colegas e os professores a ler e escrever em braille. O deficiente deve contar com tratamento oftalmológico e receber, na rede ou em instituições especializadas, instruções sobre mobilidade e locomoção nas ruas. Deve também conhecer e aprender a utilizar ferramentas de comunicação, como sintetizadores de voz que possibilitam ao cego escrever e ler via computador. Em termos de acessibilidade, o ideal é colocar cercados no chão, abaixo dos extintores de incêndio, e instalar corrimão nas escadas.
Sugestões:1- Pergunte ao aluno e à família quais são as possibilidades e necessidades dele.2- A melhor maneira de guiar o cego é oferecer-lhe o braço flexionado, de forma que ele possa segurá-lo pelo cotovelo.3- Descreva os ambientes com detalhes e não mude os móveis de lugar com freqüência. Os recursos didáticos aconselhados são: lupa, livro falado e materiais desportivos como bola de guizo.4- Busque na turma colegas dispostos a ajudá-lo.5- Substitua explicações com gestos por atividades em que o deficiente se movimente. Por exemplo: forme uma roda com a criançada para explicar o movimento de translação da Terra.

(Física)

Adaptar os espaços. Toda escola precisa eliminar as barreiras arquitetônicas, mesmo que não tenha jovens com deficiências matriculados. As adaptações do edifício incluem: rampas de acesso, instalação de barras de apoio e alargamento das portas. No caso de haver deficientes físicos nas classes, a modelagem do mobiliário deve levar em conta as características deles. Entre os materiais de apoio pedagógico necessários estão pranchas ou presilhas para prender o papel na classe, suporte para lápis, computadores que funcionam por contato na tela e outros recursos tecnológicos.
Sugestões:1- Pergunte ao aluno e à família que tipo de ajuda ele precisa, se toma medicamentos, se tem horário específico para ir ao banheiro, se tem crises e que procedimento adotar se isso ocorrer.2- Aqueles que andam em cadeira de rodas precisam mudar constantemente de posição para evitar cansaço e desconforto.3- Informe-se sobre a postura adequada do aluno, tanto em pé quanto sentado, e garanta que ele não fuja dela.4- Se necessário, fixe as folhas de papel na classe usando fita adesiva. Os lápis podem ser engrossados com esparadrapo para auxiliá-lo na escrita, caso ele tenha pouca força muscular.5- Ouça com paciência quem tem comprometimento da fala e não termine as frases por ele.

(Mental)

Tarefas individuais. Geralmente os deficientes mentais têm dificuldade para operar as idéias de forma abstrata. Como não há um perfil único, é necessário um acompanhamento individual e contínuo, tanto da família como do corpo médico. As deficiências não podem ser medidas e definidas genericamente. Há que levar em conta a situação atual da pessoa, ou seja, a condição que resulta da interação entre as características do indivíduo e as do ambiente. Informe-se sobre as especificidades e os instrumentos adequados para fazer com que o jovem encontre na escola um ambiente agradável, sem discriminação e capaz de proporcionar um aprendizado efetivo, tanto do ponto de vista educativo quanto do social.
Sugestões:1- Posicione o aluno nas primeiras carteiras, de forma que você possa estar sempre atento a ele.2- Estimule o desenvolvimento de habilidades interpessoais e ensine-o a pedir instruções e solicitar ajuda.3- Trate-o de acordo com a faixa etária.4- Adapte os conteúdos curriculares depois de cuidadosa avaliação de uma equipe de apoio multiprofissional.5- Avalie a criança pelo progresso individual e com base em seus talentos e suas habilidades naturais, sem compará-la com a turma.

Obs:. As dicas fornecidas aqui são as consideradas ideais para uma escola que realmente deseja tornar-se inclusiva. É claro que sabemos que o poder público não dispõe de todos os profissionais aqui sugeridos nem de toda infra-estrutura necessária, mas temos que partir de algo pra começar a "incluir", então, que tomemos por base o "ideal", para iniciarmos com o que temos, com o que é viável. É nesse sentido que afirmo que as escolas públicas operam verdadeiros "milagres" com os poucos recursos que dispõem !



segunda-feira, 12 de novembro de 2007

VIVER É CONVIVER...

Cada vez mais convenço-me de que viver é a arte de " conviver", e que difícil tarefa essa, que faz com que exercitemos a tolerância a cada dia, para nos tornarmos melhores.

domingo, 4 de novembro de 2007

FRASES PARA REFLEXÃO

A felicidade não entra em portas trancadas!
Emmanuel

A felicidade se multiplica ao ser dividida!
Autor Desconhecido

Aprender é ação. Do contrário, é só informação.
Albert Einstein

Cada um é tentado exteriormente pela tentação que alimenta em si próprio.
Autor Desconhecido

Nada é permanente, senão a mudança!
Heráclito

Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você.
Steve Beckman

A vida é aquilo que você deseja diariamente.
André Luiz

Muitas vezes nos lamentaríamos se nossos desejos fossem atendidos.
Esopo

Só é útil o conhecimento que nos faz melhores.
Sócrates

sábado, 3 de novembro de 2007

ALFABETIZANDO...

Meus alunos da EJA, sempre é momento de alfabetização!

VISITA À BIENAL DO MERCOSUL

Alguns de meus alunos da EJA numa visita à "Bienal do Mercosul", em cima de uma obra de arte!

Dinâmica de Grupo - Inclusão

Uma dinâmica de grupo sobre inclusão com a Equipe Diretiva! Cada vez mais na luta pela inclusão... Foi no dia 01/11/07 - quinta-feira

A FORÇA DE UMA EQUIPE!


Esses são alguns de meus colegas. Juntos trabalhamos mmmuuuuiiiitttoooo!!!!

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

"DIA DOS MORTOS"

Hoje, 02/11/07 é o dia dedicado aos mortos. Essa data surgiu no Oriente em 998 com o intuito de que se rezasse pelas almas que estavam no purgatório e permanece até hoje.
Tenho uma visão muito diferente da morte, atualmente. Acho que é só uma passagem, uma mudança de plano, com sofrimento da parte dos familiares pois mesmo em se acreditando na reencarnação, ninguém deseja perder o contato com os seres que ama, deixar de vê-los todos os dias para encontrá-los daqui há talvez cem anos em outras vestes e situações. O sofrimento é muito compreensível, mas eu não cultuo essa data por achar que devemos ter sempre lembranças boas de nossos amigos ou parentes que regressaram por ora à pátria espiritual. Acredito que o culto à essa data serve pra relembrar tristezas, desequilibrar os nossos entes que estão na luta pelo progresso moral e desestabilizar muitas vezes nossos lares.
Aqueles que mudaram do plano físico para o espiritual devem contar com nosso apoio através de orações e de boas recordações para que se reestruturem e preparem-se para uma nova jornada assim como nós, com certeza, um dia faremos!

ANIMAIS - Amor Incondicional

Odeio crueldade com os animais!
Há humanos que só tem " humanidade no nome".
Como existem pessoas tão cruéis com os animais? Não entendo e talvez nunca vá entender. Isso é índole má, né?
Você já pensou, por exemplo, que nenhum outro ser vivo, nem seus irmãos, pais, filhos, ninguém fará uma festa igual a do seu cachorro quando você chega em casa? Você pode estar de mau humor, sem paciência, nem olhar pro bichinho, mas o amor será sempre "INCONDICIONAL" !



CURIOSIDADE!

Essa é a Tina, uma cadelinha "salva da carrocinha"!

Adoro animais!!!

kk